O que é design de interiores?



Design de interiores é uma profissão que tem como foco a qualidade de vida das pessoas. Um nome contemporâneo, mas um conceito oriundo da antiguidade. Sua origem está no antigo Egito onde podemos perceber, observando-se os diversos trabalhos, detalhes e composições dos ambientes no interior das pirâmides.


Vamos entender primeiramente o termo "design", para termos um olhar mais amplo sobre esse universo.

A expressão surgiu no século XVIII, na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno, mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design, é que esta expressão passou a caracterizar uma atividade específica no processo de desenvolvimento.


No Brasil utilizamos o termo design desde 1988, quando a classe dos profissionais e estudantes adotou o termo na V ENDI (Encontro Nacional de Desenhistas Industriais), realizado em Curitiba, no Paraná. Surgiram, portanto os termos design e designer, para determinar a profissão e o profissional, denominados, assim, tanto nos Estados Unidos como na Europa. Nos demais países da América latina, e denominado diseñador e diseño - para profissional da área e a profissão. O termo design tem sua origem no latim "designare" que tem dois significados: marcar, traçar, notar; sentido artesanal ou manual e planejar, imaginar ; sentido intelectual.

O verbo inglês, no dicionário, significa planejar e criar artisticamente ou com habilidade.


Então DESIGN é uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em uma determinada área ou atividade. Atualmente as especializações mais comuns são o design de interiores, design de produto, design visual, design de moda, e o design gráfico. Mas o termo é usado em diversos outras profiss0ēs que envolvam uma determinada estética. Por exemplo o Design de Luz, antiga iluminação do teatro. Por quê? Antigamente a luz do palco, no tempo de Moliére era feita por velas, hoje formam-se desenhos cênicos com significado. Existe até mesmo design de sobrancelhas.


"Quinze anos atrás, as empresas competiam em preço. Hoje em qualidade. Amanhã será no design." Robert Hayes professor Harvard Business School ( 29/05/1999 )

Mas vamos nos ater ao DESIGN DE INTERIORES, que é a antiga chamada “decoração”,

quando contava apenas com o bom gosto. Hoje, temos toda uma teoria embasando nosso trabalho e também a tecnologia que nos ajuda a chegar ao design perfeito pra o cliente exato. 


Estudando a origem do nome e suas definições podemos então dizer que o significado de design de interiores seria planejar com habilidades os interiores.


Design é tudo, tudo que tem forma, cor, textura.

A vida é design, a natureza é design, com uma explosão de cores, sensações, texturas, formas, temperatura - incontáveis designs dentro da fauna e flora.

As paisagens são desenhos perfeitos, sejam eles de montanhas, mares, tudo é design.





0 visualização